JM News Portal - шаблон joomla Продвижение

Todas as ações da saúde foram voltadas para mobilizar o combate ao mosquito da Dengue.

Nas últimas semanas a cidade de Cocal de Telha vem realizando uma grande mobilização para combater o mosquito da dengue. Secretarias municipais, departamentos e entidades civis estão empenhados em erradicar o Aedes Aegipti, mosquito que transmite dengue, Zika, Chikungunya e Microcefalia, das residências cocatelhenses.

Toda a mobilização tem amparo em um grande projeto idealizado pela Prefeita Ana Célia denominada de Ano Municipal da Educação onde os órgãos públicos municipais desenvolverão ao longo do ano uma série de ações com ênfase na educação. Segundo a gestora a é na educação e através dela que se transforma o mundo, uma cidade.

A coordenação do projeto ficou a cargo da Secretária da Educação Helena carvalho que ao lado da equipe pedagógica da SEMED relacionam atividades e acompanham o desenvolvimento de cada. Um cronograma foi criado e já sendo executado. O projeto foi apresentado aos pais e alunos em todas as escolas municipais.

A Secretaria Municipal de Saúde através do departamento Municipal de Endemias e do Departamento Municipal de Água e Esgoto – DEMAE, planejaram e já colocaram em execução o plano de ação que destaca o combate ao mosquito da Dengue. Palestras, reuniões com pais e mestres, mutirão de combate ao lixo, distribuição de cartazes e panfletos, mapeamento dos pontos críticos na cidade, entrevistas com técnicos da saúde, distribuição de peixes larvas, construção de armadinhas para mosquitos com materiais recicláveis, fabricação de repelente caseiro, concurso de desenho e cartazes foram algumas das ações.

A coordenação do projeto já se reuniu com os técnicos da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania e já planejaram as ações para o mês de Março e Abril. A SMS realizará até o dia 17 de Março a apresentação do relatório e sua culminância.