JM News Portal - шаблон joomla Продвижение

O evento propôs a promoção de uma maior integração entre os cinco municípios dentro da temática: Práticas Inovadoras no Ciclo da Alfabetização – Interfaces do saber ensinar.

 

Aconteceu neste Sábado(24) a culminância das ações pedagógicas desenvolvidas no decorrer do ano 2016 em torno do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O município de Cocal de Telha foi escolhido para sediar o III Seminário Intermunicipal do PNAIC na Creche e Pré-escola Vovó dos Anjos.  O evento contou com a participações de professores alfabetizadores, orientadores de estudos, Coordenações Municipais, Diretores de Escolas, Secretários(as) Municipais, Prefeita de Cocal de Telha Ana Célia, Prefeito Oscar Bandeira (Sigefredo Pacheco), Prefeito Valdemir Silva (Boqueirão do Piauí) e Prefeito José Carlos Bandeira (Jatobá do Piauí) e Representando Boa Hora a 1ª Dama Gefesony Prudêncio (Representando o Prefeito Francieudo Carvalho) além da Coordenadora Estadual do PNAIC Antonia Edna Brito e Representantes da Universidade Federal do Piauí – UFPI.

O evento propôs a promoção de uma maior integração entre os cinco municípios dentro da temática: Práticas Inovadoras no Ciclo da Alfabetização – Interfaces do saber ensinar.

Além de palestra e debates, os materiais produzidos durante as capacitações com os orientadores de estudo e os professores alfabetizadores foram expostos no auditório. Na programação também ocorrerão diversas apresentações artísticas e apresentações de experiências exitosas dos alfabetizadores de cada município. O seminário foi organizado pela coordenação de Cocal de Telha Professora Antonia Santos, Secretária Municipal de Educação Professora Helena Carvalho em parceria com os demais municípios: Sigefredo Pacheco, Boa Hora, Boqueirão do Piauí e Jatobá do Piauí.

A prefeita Ana Célia (Cocal de Telha) elogiou a organização do seminário e destacou os avanços promovidos pelo pacto na educação dos municipios. Falou das dificuldades e disse que como professora ainda sonha com dias melhores para educação brasileira e em especialmente a de seu município. Desejou boa vindas a todos e encerrou dizendo que o dia é de agradecimento referindo-se aos belíssimos trabalhos desenvolvidos pelos alfabetizadores presentes.

Evento estadual reunirá quarilhas de todo o Piauí no Teresina Shopping e a representante de Cocal de Telha se apresenta nesta Sexta-feira(23).

 

 

O  município de Cocal de Telha terá representante de alto nível participando na noite desta Sexta-Feira(23) no Arraiá dos Municípios que acontecerá em Teresina. A Quadrilha Mistura Gostosa Cocatelhense fará sua apresentação juntamente com quadrilhas dos municípios de União, Campo Maior, Miguel Alves, Valença, Nossa Senhora dos Remédios.

A junina Cocatelhense, coordenada pelo professor Marcelo Araújo, apresentará o tema com destaque ao Vaqueiro Nordestino. Com figurino impecável e muita animação, os quadrilheiros de Cocal de Telha fará a 5ª apresentação. Com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de Cocal de Telha, a quadrilha cocatelhense já é referência estadual.

A competição acontecerá na modalidade notas com envelopes fechados e no dia 25 de Junho (Domingo) será aberto todos os envelopes e divulgado o resultado final com racking. A realização é da Federação de Quadrilhas Juninas do Piauí – FEPIQ. O Arraiá dos Municípios acontece no Teresina Shopping. Teve início no dia 21 e encerra no Domingo (25).

Técnicos do TER já estão realizando o cadastramento dos eleitores de Cocal de Telha na sede da Câmara de Vereadores. Prazo final é dia 3 de Julho.

 

 

No próximo dia 3 de Julho será o encerramento do prazo determinado pela Justiça Eleitoral para que os eleitores dos municípios pertencentes a 71ª Zona Eleitoral que abrange os municípios de Capitão de Campos, Boqueirão do Piauí e Cocal de Telha compareçam ao cartório eleitoral para realizarem o cadastramento biométrico.

 

 

As dificuldades no deslocamento e a baixa frequência do eleitorado aliada à proximidade do término do prazo fez a Justiça Eleitoral enviar as equipes responsáveis pelo cadastramento para as sedes dos municípios. Em Cocal de Telha o cadastramento eleitoral já está acontecendo na sede da Câmara de Vereadores e o funcionamento será de Segunda a Sexta de 7 as 17 horas e no Sábado de 7 as 15 horas.

 

 

A convocação é obrigatória e para os eleitores que não realizarem o cadastramento biométrico terá o título eleitoral cancelado e ficará impedido de votar e poderá sofrer sanções como cancelamento do CPF, ficando impedido de realizar movimentação bancária, receber benefícios de programas federais como Bolsa Família e pensões do INSS, Seguro Desemprego e outros.

 

 

No relatório oficial divulgado pelo Cartório Eleitoral na última Segunda-Feira(19) a situação mais crítica com relação a presença do eleitoral para o cadastramento biométrico era do município de Boqueirão do Piauí com 34%, Cocal de Telha cm 52% e Capitão de Campos possuía cerca de 56% do eleitoral já cadastrado.

O cancelamento foi anunciado nesta semana pelo Secretário Municipal de Cultura Walber Furtado.

 

A Prefeitura de Cocal de Telha informou na manhã da última Quarta-Feira (21), que por total falta de recursos financeiros, em decorrência da crise econômica pela qual passa o município e o Pais, o tradicional Festival de Tradições Juninas e o Concurso Regional de Quadrilhas Juninas não será realizado em 2017.

 

O festival, que aconteceria pelo quinto ano consecutivo, é promovido pela Secretaria Municipal da Cultura e tem o apoio da Casa do Empreendedor e demais secretarias municipais. O evento tem como principal objetivo valorizar e incentivar umas das maiores manifestações populares da cultura regional nordestina e local. 

“Não temos recursos para bancar as despesas do festival e que todos os nossos recursos estão revestidos para custear os salários dos nossos servidores que é a prioridade para a gestão. Temos que ter o pé no chão e com responsabilidade tomamos essa medida.” Disse o Secretário Municipal de Cultura Walber Furtado.

O objetivo do programa é acompanhar os primeiros passos das crianças entre 0 e 6 anos de idade em situação de vulnerabilidade social e funcionará no CRAS.

Com o termo de adesão assinado ainda no início do ano, em Cocal de Telha contando com a participação do Secretario Municipal de Assistência Social Rodrigo Ibiapina, Secretários Municipais Walber Furtado (Cultura), Deusinha Mendes (Meio Ambiente), Iranildes Silva (Saúde), Vereadora Karyne do Rodrigão e do  Presidente da Câmara Municipal Vereador Valdinar Martins além dos Conselheiros Tutelares, o Programa Criança Feliz, desenvolvido pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), foi implantado oficialmente na manhã desta Quarta-Feira, 21 de junho.

 

 

O objetivo do programa é acompanhar os primeiros passos das crianças entre 0 e 6 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. As ações irão integrar áreas como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura.

 

 

Rodrigo Ibiapina, Secretaria Municipal de Assistência Social disse que o projeto trará benefícios enormes ao município e que pretende ampliar o projeto para demais localidades da cidade, atendendo um número maior de crianças e famílias carentes.

 

 

O Programa Criança Feliz incentivará as famílias atendidas a cuidarem melhor de suas crianças, por intermédio de visitas promovidas pelos educadores sociais. Eles levarão apoio, dicas de nutrição e informações necessárias para a promoção do desenvolvimento infantil em Cocal de Telha.